PROJETOS DIVERSOS


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS  (NTE) BALSAS                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OFICINAS SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BALSAS

2015

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente dentre as várias reclamações dos professores do Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli, nos encontros pedagógicos e nos conselhos de classe, está o mau uso da tecnologia pelos alunos dentro e fora da sala de aula. Em sala os professores identificam todos os dias a falta de concentração dos alunos nas aulas porque estão usando o celular para acessar as redes sociais. Isso tem gerado transtornos para o professor, prejudicando o processo ensino-aprendizagem, culminando com as reprovações.

Como nem todos os alunos possuem um celular com a tecnologia para seu uso pedagógico, fica difícil para o professor desenvolver atividades educacionais. Assim fica a cargo da comunidade escolar atuar de maneira consciente do uso correto da referida tecnologia, no sentido de não atrapalhar o ensino-aprendizagem. 

 Outro fato que merece destaque refere-se a questão de que os alunos não dominam os editores de texto e os de apresentações sendo no Windows ou Linux, fazendo com que deleguem essas atividades para outras pessoas fazerem. Isso fere o que diz nos Referenciais Curriculares de Ensino do Estado, posto que:

    “A tecnologia deve ser utilizada na escola para ampliar      as opções de ação didática, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e análise, a troca de ideias, de forma que o aluno possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando conhecimentos.” (p.83)

Ainda nesse contexto as escolas possuem aparatos tecnológicos como laboratórios e projetores, que precisam ser utilizados nas diferentes áreas curriculares, ajudando os professores a cumprir com os objetivos propostos em seus planejamentos.

   Atendendo o que preconizam as já referidas Diretrizes, os gêneros digitais aparecem como um dos conteúdos básicos a serem utilizados pelos professores em seus planejamentos.

Dessa forma considerou-se necessária a realização de oficinas com os alunos para uso do writer, impress, internet para pesquisas, criação de e-mail e blog da escola, no Lied.

Os conhecimentos adquiridos serão importantes, pois contribuirão para a autonomia do aluno para a realização de trabalhos das diferentes disciplinas e, especificadamente, para o projeto Art Galery Balsense (revista eletrônica).

 

 

  1. OBJETIVOS

GERAL: Conhecer diferentes gêneros digitais para realização de atividades escolares.

ESPECÍFICOS:

 Criar e-mail individual para envio e recebimento de atividades.

Compreender o uso do writer e impress.

Acessar o blog da escola.

Realizar pesquisas na internet e selecionar informações.

 

  1. METODOLOGIA

 

1ª - CRIAÇÃO DE GMAIL INDIVIDUAL E ENVIO DE MENSAGEM COM E                    SEM ANEXO.

                   2ª – WRITER - PRODUÇÃO DE TEXTO.

                    3ª - PASTAS, PEN DRIVE.

            4ª IMPRESS – PRODUÇÃO DE APRESENTAÇÃO REFERENTE AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.  

´Professoras titulares:      

                   1°A e B  Aparecida Ioppi

                   1° C Leila Guedes

                   1º D Carmenvan

                   1º E e F Sueli

 

  1. CRONOGRAMA

As oficinas serão realizadas primeiramente no turno matutino, em 2 horários de aula por semana de Língua Portuguesa nas turmas de 1º ano, no lied da escola, com acompanhamento da professora sob a orientação do NTE, com a professora/multiplicadora Aline Weber.

Iniciando em 15 de Maio, com previsão de finalizar em 15 de Junho. Progressivamente as demais turmas irão desenvolver as atividades.

 

 

BIBLIOGRAFIA

DIRETRIZES CURRICULARES/ SECRETARIA DE ESTADO DO MARANHÃO, SEDUC, 3. Ed. São Luís, 2014.
 REVISTA NOVA ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a aula. Ed. Abril, março de 2015








PROJETO HALLOWEEN 2015

Learning with Halloween!

Introdução

Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos, onde surgiu em meados do século XIX, trazida por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

O projeto Halloween possui o objetivo de integrar os alunos da Escola Pe. Fábio Bertagnolli com a Língua Inglesa, proporcionando uma interação de forma dinâmica, através de seminário, músicas, danças, encenações, dentre outras. Será aplicado nos 1°, 2º e 3 anos do E.M com a finalidade de mostrar um pouco sobre o HALLOWEEN, dia que faz parte da tradição Norte Americana e de vários países que possuem a Língua Inglesa como língua materna. O projeto visa ainda mostrar a origem dessa comemoração, os símbolos e seus significados.

 

Objetivos

·         Despertar o interesse dos alunos por uma cultura diferente, afim de que conheçam um pouco da cultura Americana, para que contextualizem os costumes e tradições de forma lúdica;

·         Reconhecer e respeitar a diversidade cultural;

·         Trabalhar o vocabulário relacionado a essa festa;

·         Desmistificar os preconceitos criados em relação a essa festa, analisando e trabalhando ela de forma cultural e não religiosa;

·         Estimular o trabalho em grupo, habilitando à pesquisa, a interpretação, a leitura e a escrita;

 

Justificativa

O projeto surgiu da necessidade de se trabalhar a cultura Inglesa -Americana de forma concreta dentro da disciplina de LEM- Inglês, uma vez que se tem um preconceito muito grande perante o idioma. Desse modo valorizando alguns pontos importantes na aprendizagem significativa como: prazer na aprendizagem, liderança, motivação e interatividade.

 

Desenvolvimento

O projeto começara a ser desenvolvido durante todo o mês de outubro com a culminância do projeto dia 30. O primeiro passo é apresentar o projeto aos alunos, dividir a sala em grupos e determinar através de sorteio o que cada grupo devera fazer. Os grupos de trabalho deverão pesquisar sobre símbolos e significados, história do Halloween em diferentes países, mas com foco maior nos Estados Unidos, comidas típicas, mitos e lendas como: Jack Lantern, a brincadeira Trick or Treat (gostosuras e travessuras). Todo o resultado da pesquisa será apresentado para a comunidade escolar através de seminário. Serão formados também grupos de dança e teatro que serão apresentados no auditório da escola. No final do projeto os alunos farão um relatório sobre todos os trabalhos realizados durante o seminário.

 

RECURSOS

Livros, Textos, Tradução, Painéis, Gravuras, Cartazes, Músicas, Data Show, Caixa de Som, comidas, etc.

 

AVALIAÇÃO

·         Os alunos serão avaliados continuamente nas atividades realizadas quanto a:

·         Criatividade;

·         Participação;

·         Interesse;

·         Apresentação dos trabalhos;

·         Elaboração dos relatórios.

Professoras: Leila e Cinthya












SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI

TURMA: 2º ANO C MATUTINO

PROFESSORA: CARMENVAN SIQUEIRA MACEDO                                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTOS E MAIS TEXTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BALSAS

2015

 

 

 

1        JUSTIFICATIVA

 

A linguagem é considerada como a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. É produto e produção cultural nascida por força das práticas sociais. Seu grande objetivo é a interação, a comunicação com o outro. É mais que necessidade, é uma garantia de participação ativa na vida social. Uma das formas de por em prática a comunicação é através da leitura e escrita, pois a leitura vislumbra as experiências que a escrita permite expressar. Um leitor transforma-se em autor quando compreende o texto como um processo e produto dos valores de nossa cultura.

Muitos jovens das escolas públicas têm uma capacidade e uma criatividade extraordinária de produzir ótimos textos, textos estes que depois de uma correção são simplesmente descartados.  Surge então questionamentos: porque não usá-los como fonte de conhecimento e entretenimento? Por que não instigar os nossos alunos a fazer uma reescrita? Por que não valorizar ainda mais a produção dos nossos alunos ajudando-os a qualificarem seus textos, antes de tudo, pelo reconhecimento das suas qualidades e, depois, com orientações para o que precisa ser aprimorado?... Em fim é hora de lançar um livro digitado, divulgado, apresentado e o mais importante escrito pelos próprios alunos. Pois como argumenta Bazerman (2006, p.34)

 Uma vez que os alunos se sintam parte da vida de um gênero,

 qualquer um que atraia sua atenção, o trabalho duro

 e detalhista da escrever se torna irresistivelmente prazeroso,

pois o trabalho traz uma recompensa real quando engajado

 em atividades que os alunos consideram importantes.

Com base nestas constatações é que se justifica o presente projeto como um alicerce na formação de educandos sensíveis, leitores e criadores de seus próprios textos, pois escrever é uma maneira especial de ler.

 

2. OBJETIVOS

2.1  GERAL: Despertar o gosto e a formação do hábito da leitura e escrita.

2.2 ESPECÍFICOS:

 

 -Estimular a criatividade e o espírito crítico;

- Utilizar procedimentos de revisão e reescrita de textos

-Conhecer e escrever textos de diversos  gêneros textuais

- Colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção;

 - Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;

 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação da escola, em outros contextos relevantes para a sua vida;

 - Estimular a criatividade e o espírito crítico;

 - Ilustrar o texto complementando a produção escrita; -

3.METODOLOGIA

ETAPA 1 — PRÉ-ESCRITA:

- Escolha, pelo professor, do tipo de texto que serão produzidos ( crônica, poesia, descrição, artigo etc);

-Estudo da estrutura do texto escolhido;
-Leitura e análise de diferentes exemplares do tipo de texto escolhido

ETAPA 2 — ESCRITA E REESCRITA:

-Produção textual individual orientada;

-Análise dos textos feitos pelo professor

-Elaboração de versões mais aprimoradas do texto, caso seja necessário, com base em bilhetes ou indicações orais feitas pelo professor;
ETAPA 3 — PÓS-ESCRITA: socialização dos textos
— Digitação da versão final pelo autor no laboratório de informática ou em casa.

- Ilustração do texto ( opcional);

-Encadernação do livro;

— Reunião com a equipe e os autores ( alunos) para editoração da coletânea e organização da sessão de lançamento.
— Socialização dos textos produzidos por meio de lançamento da coletânea na escola, com a presença dos convidados dos autores.
— Registro do lançamento  no site/blog/Facebook da escola.
— Doação dos livros à biblioteca da escola, a autores e colaboradores.

 

 

4.      CRONOGRAMA

 

 

TAREFAS/ MESES
Abr
Mai
Jun
Ago
Set.
Out.
Nov.
Divulgação do Projeto p/ Aluno
 
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Preparação para o primeiro gênero textual a ser produzido.
 
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Escrita do Texto e reescrita do texto
 
 
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Digitação e ilustração do primeiro texto
 
 
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Preparação para o segundo gênero textual a ser produzido.
 
 
 
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Escrita do Texto e reescrita do texto
 
 
 
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Digitação e ilustração do segundo texto
 
 
 
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Encadernação do livro
 
 
 
 
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Divulgação
 
 
 
 
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Lançamento
 
 
 
 
 
 
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BIBLIOGRAFIA

https://pt-br.facebook.com/pages/Ateliê-de-Textos

https://www.youtube.com/watch?v=AFXeQmdjmZk

REVISTA NOVA ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a aula. Ed. Abril, março de 2015.

 

"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma."

(Bertold Brecht)
 

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