SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO
MARANHÃO
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO
BERTAGNOLLI
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (NTE) BALSAS
OFICINAS SOBRE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BALSAS
2015
- JUSTIFICATIVA
Atualmente dentre as várias reclamações
dos professores do Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli, nos encontros
pedagógicos e nos conselhos de classe, está o mau uso da tecnologia pelos
alunos dentro e fora da sala de aula. Em sala os professores identificam todos
os dias a falta de concentração dos alunos nas aulas porque estão usando o
celular para acessar as redes sociais. Isso tem gerado transtornos para o
professor, prejudicando o processo ensino-aprendizagem, culminando com as
reprovações.
Como nem todos os alunos possuem um
celular com a tecnologia para seu uso pedagógico, fica difícil para o professor
desenvolver atividades educacionais. Assim fica a cargo da comunidade escolar
atuar de maneira consciente do uso correto da referida tecnologia, no sentido
de não atrapalhar o ensino-aprendizagem.
Outro
fato que merece destaque refere-se a questão de que os alunos não dominam os
editores de texto e os de apresentações sendo no Windows ou Linux, fazendo com
que deleguem essas atividades para outras pessoas fazerem. Isso fere o que diz
nos Referenciais Curriculares de Ensino do Estado, posto que:
“A
tecnologia deve ser utilizada na escola para ampliar as opções de ação didática, com o objetivo
de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a
curiosidade, a observação e análise, a troca de ideias, de forma que o aluno
possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando
conhecimentos.” (p.83)
Ainda nesse contexto as escolas possuem
aparatos tecnológicos como laboratórios e projetores, que precisam ser
utilizados nas diferentes áreas curriculares, ajudando os professores a cumprir
com os objetivos propostos em seus planejamentos.
Atendendo
o que preconizam as já referidas Diretrizes, os gêneros digitais aparecem como
um dos conteúdos básicos a serem utilizados pelos professores em seus
planejamentos.
Dessa forma considerou-se necessária a
realização de oficinas com os alunos para uso do writer, impress, internet para
pesquisas, criação de e-mail e blog da escola, no Lied.
Os conhecimentos adquiridos serão
importantes, pois contribuirão para a autonomia do aluno para a realização de
trabalhos das diferentes disciplinas e, especificadamente, para o projeto Art
Galery Balsense (revista eletrônica).
- OBJETIVOS
GERAL: Conhecer diferentes gêneros digitais para realização de atividades
escolares.
ESPECÍFICOS:
Criar e-mail individual para envio e
recebimento de atividades.
Compreender o uso do writer e impress.
Acessar o blog da escola.
Realizar pesquisas na internet e
selecionar informações.
- METODOLOGIA
1ª - CRIAÇÃO DE GMAIL INDIVIDUAL E ENVIO DE MENSAGEM
COM E SEM ANEXO.
2ª – WRITER - PRODUÇÃO DE
TEXTO.
3ª - PASTAS, PEN DRIVE.
4ª IMPRESS – PRODUÇÃO DE
APRESENTAÇÃO REFERENTE AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.
´Professoras
titulares:
1°A e B Aparecida Ioppi
1° C Leila Guedes
1º D Carmenvan
1º E e F Sueli
- CRONOGRAMA
As oficinas serão realizadas
primeiramente no turno matutino, em 2 horários de aula por semana de Língua
Portuguesa nas turmas de 1º ano, no lied da escola, com acompanhamento da
professora sob a orientação do NTE, com a professora/multiplicadora Aline
Weber.
Iniciando em 15 de Maio, com previsão
de finalizar em 15 de Junho. Progressivamente as demais turmas irão desenvolver
as atividades.
BIBLIOGRAFIA
DIRETRIZES CURRICULARES/ SECRETARIA DE ESTADO DO
MARANHÃO, SEDUC, 3. Ed. São Luís, 2014.
REVISTA
NOVA ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a aula. Ed. Abril, março de 2015
PROJETO HALLOWEEN 2015
Learning with
Halloween!
Introdução
Halloween é uma festa comemorativa
celebrada todo dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é
realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa
nos Estados Unidos, onde surgiu em meados do século XIX, trazida por imigrantes
irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido
como o Dia das Bruxas.
O projeto Halloween possui o objetivo
de integrar os alunos da Escola Pe. Fábio Bertagnolli com a Língua Inglesa,
proporcionando uma interação de forma dinâmica, através de seminário, músicas,
danças, encenações, dentre outras. Será aplicado nos 1°, 2º e 3 anos do E.M com
a finalidade de mostrar um pouco sobre o HALLOWEEN, dia que faz parte da
tradição Norte Americana e de vários países que possuem a Língua Inglesa como
língua materna. O projeto visa ainda mostrar a origem dessa comemoração, os
símbolos e seus significados.
Objetivos
·
Despertar
o interesse dos alunos por uma cultura diferente, afim de que conheçam um pouco
da cultura Americana, para que contextualizem os costumes e tradições de forma
lúdica;
·
Reconhecer
e respeitar a diversidade cultural;
·
Trabalhar
o vocabulário relacionado a essa festa;
·
Desmistificar
os preconceitos criados em relação a essa festa, analisando e trabalhando ela
de forma cultural e não religiosa;
·
Estimular
o trabalho em grupo, habilitando à pesquisa, a interpretação, a leitura e a
escrita;
Justificativa
O projeto surgiu da necessidade de se trabalhar a cultura
Inglesa -Americana de forma concreta dentro da disciplina de LEM- Inglês, uma
vez que se tem um preconceito muito grande perante o idioma. Desse modo
valorizando alguns pontos importantes na aprendizagem significativa como:
prazer na aprendizagem, liderança, motivação e interatividade.
Desenvolvimento
O projeto começara a ser desenvolvido durante todo o mês
de outubro com a culminância do projeto dia 30. O primeiro passo é apresentar o
projeto aos alunos, dividir a sala em grupos e determinar através de sorteio o
que cada grupo devera fazer. Os grupos de trabalho deverão pesquisar sobre
símbolos e significados, história do Halloween em diferentes países, mas com
foco maior nos Estados Unidos, comidas típicas, mitos e lendas como: Jack
Lantern, a brincadeira Trick or Treat (gostosuras e travessuras). Todo o
resultado da pesquisa será apresentado para a comunidade escolar através de
seminário. Serão formados também grupos de dança e teatro que serão
apresentados no auditório da escola. No final do projeto os alunos farão um
relatório sobre todos os trabalhos realizados durante o seminário.
RECURSOS
Livros, Textos, Tradução, Painéis, Gravuras, Cartazes,
Músicas, Data Show, Caixa de Som, comidas, etc.
AVALIAÇÃO
·
Os
alunos serão avaliados continuamente nas atividades realizadas quanto a:
·
Criatividade;
·
Participação;
·
Interesse;
·
Apresentação dos trabalhos;
·
Elaboração dos relatórios.
Professoras: Leila e Cinthya
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO
MARANHÃO
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO
BERTAGNOLLI
TURMA: 2º ANO C MATUTINO
PROFESSORA: CARMENVAN SIQUEIRA
MACEDO
TEXTOS E MAIS TEXTOS
BALSAS
2015
1
JUSTIFICATIVA
A linguagem é
considerada como a capacidade humana de articular significados coletivos e
compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo
com as necessidades e experiências da vida em sociedade. É produto e produção
cultural nascida por força das práticas sociais. Seu grande objetivo é a
interação, a comunicação com o outro. É mais que necessidade, é uma garantia de
participação ativa na vida social. Uma das formas de por em prática a
comunicação é através da leitura e escrita, pois a leitura
vislumbra as experiências que a escrita permite expressar. Um leitor
transforma-se em autor quando compreende o texto como um processo e produto dos
valores de nossa cultura.
Muitos
jovens das escolas públicas têm uma capacidade e uma criatividade
extraordinária de produzir ótimos textos, textos estes que depois de uma
correção são simplesmente descartados. Surge então questionamentos: porque não usá-los
como fonte de conhecimento e entretenimento? Por que não instigar os nossos alunos a fazer uma reescrita? Por
que não valorizar ainda mais a produção dos nossos alunos ajudando-os a qualificarem seus textos,
antes de tudo, pelo reconhecimento das suas qualidades e, depois, com
orientações para o que precisa ser aprimorado?... Em fim é hora de lançar um livro digitado, divulgado, apresentado
e o mais importante escrito pelos próprios alunos. Pois como argumenta
Bazerman (2006, p.34)
Uma vez que os alunos se sintam parte da vida
de um gênero,
qualquer um que atraia sua atenção, o trabalho
duro
e detalhista da escrever se torna irresistivelmente
prazeroso,
pois o
trabalho traz uma recompensa real quando engajado
em atividades que os alunos consideram
importantes.
Com
base nestas constatações é que se justifica o presente projeto como um alicerce
na formação de educandos sensíveis, leitores e criadores de seus próprios
textos, pois escrever é uma maneira especial de ler.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAL: Despertar o gosto e a
formação do hábito da leitura e escrita.
2.2 ESPECÍFICOS:
-Estimular a criatividade e o espírito
crítico;
-
Utilizar procedimentos de revisão e reescrita de textos
-Conhecer
e escrever textos de diversos gêneros
textuais
-
Colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção;
- Compreender e usar a Língua Portuguesa como
língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo
e da própria identidade;
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da
informação da escola, em outros contextos relevantes para a sua vida;
- Estimular a criatividade e o espírito
crítico;
- Ilustrar o texto complementando a produção
escrita; -
3.METODOLOGIA
ETAPA 1 — PRÉ-ESCRITA:
- Escolha, pelo professor, do tipo de texto que serão produzidos (
crônica, poesia, descrição, artigo etc);
-Estudo da estrutura do texto escolhido;
-Leitura e análise de diferentes exemplares do tipo de texto escolhido
-Leitura e análise de diferentes exemplares do tipo de texto escolhido
ETAPA 2 — ESCRITA E REESCRITA:
-Produção textual individual orientada;
-Análise dos textos feitos pelo professor
-Elaboração de versões mais aprimoradas do texto, caso seja necessário,
com base em bilhetes ou indicações orais feitas pelo professor;
ETAPA 3 — PÓS-ESCRITA: socialização dos textos
— Digitação da versão final pelo autor no laboratório de informática ou em casa.
ETAPA 3 — PÓS-ESCRITA: socialização dos textos
— Digitação da versão final pelo autor no laboratório de informática ou em casa.
- Ilustração do texto ( opcional);
-Encadernação do livro;
— Reunião com a equipe e os autores ( alunos) para editoração da
coletânea e organização da sessão de lançamento.
— Socialização dos textos produzidos por meio de lançamento da coletânea na escola, com a presença dos convidados dos autores.
— Registro do lançamento no site/blog/Facebook da escola.
— Doação dos livros à biblioteca da escola, a autores e colaboradores.
— Socialização dos textos produzidos por meio de lançamento da coletânea na escola, com a presença dos convidados dos autores.
— Registro do lançamento no site/blog/Facebook da escola.
— Doação dos livros à biblioteca da escola, a autores e colaboradores.
4.
CRONOGRAMA
TAREFAS/ MESES
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Abr
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Mai
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Jun
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Ago
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Set.
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Out.
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Nov.
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Divulgação do Projeto p/ Aluno
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x
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Preparação
para o primeiro gênero textual a ser produzido.
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Escrita
do Texto e reescrita do texto
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Digitação e
ilustração do primeiro texto
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Preparação
para o segundo gênero textual a ser produzido.
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Escrita
do Texto e reescrita do texto
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x
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Digitação e
ilustração do segundo texto
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x
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Encadernação
do livro
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Divulgação
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Lançamento
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BIBLIOGRAFIA
https://pt-br.facebook.com/pages/Ateliê-de-Textos
https://www.youtube.com/watch?v=AFXeQmdjmZk
REVISTA NOVA ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a
aula. Ed. Abril, março de 2015.
"Se
não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não
morre o educador, que semeia vida e escreve na alma."
(Bertold
Brecht)
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